segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cuidado com a Língua

Estudo dia 06 Jul 2011

Quem irá Ministrar
Marly

Horário
20:30hs

Local
Casa Pedro & Magda

Palavra
Cuidado com  a língua

Passagens
Provérbios 10:19; 17:27; 18:8; 18:21; 20:19-24; 26:20; 31:10; João 4:7-26

CUIDADO COM A LÍNGUA

O mexeriqueiro espalha segredos; por isso fique longe de quem fala demais. (v.19)
No texto bíblico indicado para hoje, bem como em todo livro de provérbios recebemos vários, conselhos que querem garantir uma convivência e uma vida tranqüila e feliz para nós e para os outros. Algo que tira a minha tranqüilidade, e acho que a de muitas pessoas, é colocarem palavra na minha boca eu nem sequer falei. Ou comentarem sobre coisas que eu nem fiz. Ou ouvir pessoas falando assuntos particulares da vida de outros. Isso me deixa triste e irritada. A tranqüilidade nos relacionamentos é afetada. Sobre esse assunto, o texto bíblico e outros do próprio livro de Provérbios nos deixam duas lições:
Primeiro: Cuidado com o que você fala. Existem coisas sobre as quais deveríamos refletir antes de falar. Por vezes, falamos além do necessário; falamos demais. Falando muito, deixamos de preservar nossa vida. 

Em Provérbios 13.3 está escrito: 
“Quem toma cuidado com o que diz está protegendo sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo”.

Segundo: cuidado para quem você fala. É claro que, por vezes, precisamos nos abrir com uma pessoa, dividir nossos fardos cm alguém. Isso é saudável! Mas o conselho que escutamos é: “... fique longe de quem fala demais”. Normalmente, quem fala muito não consegue guardar confissões. Pessoas que não sabem controlar sua língua podem nos trazer mágoas e decepções. Guardar o nosso muito falar e nos guardamos de pessoas que falam demais permitirá uma vida mais tranqüila e mais feliz de uns com os outros.

SENHOR, a língua é um órgão tão pequeno, mas pode fazer grandes estragos.
Permite que tenhamos cuidados com as nossas palavras, e ajuda-nos a sermos bons ouvintes e fiéis  nos segredos que nos são confiados. Amém.

Participantes
Magda, Pedro, Márcia, Fábio, Miriele, Willy, Meyriele, Luiz Cláudio, Marly e Zeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário